EUA ACUSAM IRÃO DE AJUDAR RÚSSIA A LANÇAR DRONES NA UCRÂNIA

Washington denuncia que militares iranianos estão a prestar assistência técnica ao exército russo na utilização de drones não tripulados de fabrico iraniano para criar medo entre a população civil na Ucrânia.

Depois da NATO, foi agora a vez de os Estados Unidos da América, acusarem o Irão de estar a ajudar a Rússia a lançar drones na Crimeia. Washington denuncia que militares iranianos estão a prestar assistência técnica ao exército russo na utilização destes veículos não tripulados de fabrico iraniano “para criar medo” entre a população civil na Ucrânia.

A denúncia surge após, esta segunda-feira, estes drones terem sido usados para bombardear a capital ucraniana. Ned Price, porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, confirmou as suspeitas. 

“Podemos confirmar que militar russo baseado na Crimeia tem pilotado drones iranianos e estado a usá-los para conduzir ataques cinéticos em toda a Ucrânia, incluindo ataques contra Kiev nos últimos dias. Temos conhecimento de que pessoal do exército iraniano esteve no terreno, na Crimeia, e ajudou a Rússia nestas operações. A Rússia recebeu dezenas destes drones até agora e provavelmente continuará a receber carregamentos adicionais no futuro”.

Fonte: Euronews

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *