EUA ENVIAM NAVIO PARA EVACUAR AMERICANOS DO SUDÃO

Os Estados Unidos enviaram um navio da marinha de guerra para o Sudão para ajudar na evacuação de cidadãos americanos do pais, disse a agências de noticias Reuters citando duas entidades oficiais americanas.

Essas fontes, falando sob condição de anonimato, disseram que o navio de transporte rápido Brunswick tinha chegado à cidade de Porto Sudão “temporáriamente e centenas de de cidadãos Americanos deverão ser evacuados nesse navio”.

As forças rivais que combtem pelo poder há varias semanas acusaram-se mutuam de novas violações de um cessar fogo que deveria expirar hoje mas as Forças de Apoio Rápido (RSF) disseram que o cessar fogo foi prolongado hoje e durará mas três dias a partir da meia noite.

Numa declaração a RSF disse que o cessar fogo se destina a “abrir corredores humanitários e a facilitar o movimento de cidadãos e residentes e permitir-lhes atender às suas necessidades e chegarem a áreas seguras”.

Centenas de pessoas já foram mortas e milhares de outas feridas nos combates entre a RSF e o exército sudanês

A situação em Khartoum a capital era hoje relativamente calma mas o exército disse ter destruído colunas militares da RSF que se movimentavam em direcção a Khartoum.

A RSF disse que o exército governamental usou artilharia e aviões para atacar as suas posições em diversas zonas da província de Khartoum.

O exército disse que reservistas da polícia começaram a ser colocados na província de Khartoum e serão gardualmente colocados na capital.

O ministro dos Negócios Estrangeiros saudita o Príncipe Faisal bin Farhan cujo governo tem vindo a jogar um papel importante nas negociações de cessares fogo disse ter recebido um enviado do general Abdel Fattah al-Burhan que comanda as forças governamentais.

O representante especial da ONU para o Sudão Volker Perthes, disse ontem que tinha recentemente sentido haver uma mundaça de attitude em ambos os lados que estão agora mais abertos a negociações, afirmando que poderão aceitar “alguma forma de conversações” embora não tenha sido estabelecido qualquer calendário para negociações.

A Grã Bretanha organizou entretanto mais um vôo de evacuação através dessa mesma cidade.

O governo britanico disse que até gagoa foram evuacuados 2122 cidadãos britânicos do Sudão.

Fonta: Voa

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *