EXPORTAÇÕES AUMENTARAM E IMPORTAÇÕES DIMINUIRAM EM MAIO

No mês de Maio de 2023, as exportações aumentaram 14,9% relativamente ao mês de Maio de 2022, enquanto as importações diminuíram 10,5%. Os dados provisórios do Comércio Externo foram revelados hoje pelo INE.

De acordo com o Instituto Nacional de Estatísticas, no período em análise, a exportação de Cabo Verde foi de 426 mil contos, correspondendo a um aumento de 55 mil contos face ao mês homólogo.

A Europa continua sendo o principal cliente do país, absorvendo 89,8% do total das exportações cabo-verdianas.

Conforme a mesma fonte, a Espanha, apesar de ter diminuído 7,8 p.p. face ao mês homólogo de 2022, lidera o ranking dos principais clientes de Cabo Verde no mês de Maio de 2023. A Itália ocupa o segundo lugar na estrutura das exportações.

Por sua vez, Portugal ocupa o terceiro lugar, com 19,3% e os Estados Unidos ocupam a quarta posição, com 8,4%.

Relativamente às importações, os dados indicam que atingiram o valor de 7,8 milhões de contos, correspondendo a um decréscimo de 926 mil contos face ao mês homólogo.

O continente europeu é o principal fornecedor, com um peso de 75,3% do montante total, seguido da Ásia/Oceânia, da América, do Resto do Mundo (2,2%) e da África (1,2%).

Segundo o INE, Portugal lidera entre os fornecedores de Cabo Verde, com 45,2% do total das importações, seguido de Espanha, China, Países Baixos e Brasil.

Fonte: EI // Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *