FENÓMENO ATMOSFÉRICO EM SANTIAGO: SISTEMA DISTANTE PROVOCOU PROPAGAÇÃO APENAS DA LUZ

O fenómeno atmosférico verificado na noite de quinta-feira no céu da ilha de Santiago e que provocou reações das mais diversas nas redes sociais é natural, sobretudo para esta época do ano, e tem explicação: sistema distante, refere fonte do Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica.

Foi mais de uma hora de “espectáculo” de luz, devidamente registado em fotos e vídeos por internautas, que avançaram as mais diversas explicações, incluindo o de “trovoada seca”.

 De acordo com MindeInsite, quando se fala em trovoada, refere-se à existência do trovão, ou seja, do som e da luz. Mas o que aconteceu é que, no caso da ilha de Santiago, a nuvem que produziu este fenómeno estava muito longa e, por isso, as pessoas viam apenas os raios de luz.

Trata-se de um fenómeno recorrente, segundo a mesma fonte, que cita um caso recente verificado na ilha do Sal, em que houve muitos relâmpagos, mas as nuvens estavam muito distantes e não se ouvia o som. Porque a noite estava escura, esclarece, os feixes de luz ganharam um brilho mais intenso.

Fonte: INMG // Ad: Redação Tiver              

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *