O Centro de Recursos Integrados da Universidade de Cabo Verde para a Região Fogo/Brava foi ativado e está em funcionamento com abertura de uma turma do curso de licenciatura em Geologia. O coordenador, Francisco Silva lamentou a existência de apenas uma turma, no centro.
O coordenador do Centro de Recursos Integrados do Fogo/Brava, Francisco Paula e Silva, disse que infelizmente só conseguiu abrir uma turma do curso de licenciatura em Geologia que estava com o número suficiente de candidatos matriculados e inscritos que permitisse abrir uma turma, sublinhando que o curso de Engenharia Agronómica não abriu neste momento porque conta com apenas seis matriculados.
Por isso defendeu a necessidade de se trabalhar um pouco mais para abrir este curso de licenciatura em Agronomia nos próximos anos, já que o mesmo é muito importante para Cabo Verde no seu todo e em particular para a ilha do Fogo.
Para além disso, outro fator que terá pesado no curso de Agronomia está relacionado com “alguma limitação”, o que levou os jovens com 12º ano a não se interessarem por esta oferta formativa, que exige a área de Ciência e Tecnologia (CT) por causa das disciplinas de Matemática, Física e Química.
Neste momento, avançou o coordenador, estão a ser lecionadas as disciplinas que não exigem recursos mais sofisticados para o funcionamento, adiantando que brevemente as salas serão equipadas com equipamentos próprios, destacando que o centro dispõe de 11 computadores que vão ser montados, aguardando apenas a instalação do sistema de rede informática, mas também da chegada de mais equipamentos para a sala de ensino à distância.
Fonte: Inforpress // Ad: Redação Tiver