FG: GUARDIÕES DO MAR ASSINALA 1º ANIVERSÁRIO COM E ENTREGA DE CERTIFICADOS

O programa Guardiões do Mar, implementado pela Associação Projecto Vitó, comemora no domingo, 01 de Setembro, nos Mosteiros, o seu primeiro aniversário. O evento vai contar com apresentação dos resultados e entrega de certificado aos pescadores formandos.

Conforme a Associação Projecto Vitó o programa comemorativo do primeiro aniversário do Guardiões do Mar vai contar com a presença dos Guardiões do Mar da ilha Brava, de São Filipe e dos Mosteiros e prevê, além da apresentação dos resultados e entrega de certificados, a realização de um jogo de futsal entre os integrantes do programa.

Inicialmente o programa foi desenhado para 50 embarcações de pesca das ilhas do Fogo e Brava, mas dado que o número de inscritos foi muito superior a associação mobilizou mais fundos e beneficiou mais embarcações, segundo uma fonte do Projecto Vitó.

No quadro do programa Guardiões do Mar, além de formação em primeiros socorros, conservação de pescado, legislação da pesca e técnicas de mergulho livre, foi atribuído às embarcações de pesca artesanal um “kit” para apoiar no reforço da questão de segurança no mar e que inclui rádio VHF, telefone, coletes salva-vidas, bóias de sinalização de emergência, GPS para ajudar na navegação.

Além deste kit de segurança o Projecto Vitó disponibilizou outro kit denominado “Kit de monitorização” com equipamentos para a recolha de informações da biodiversidade e de observação de aves marinhas, tubarões, baleias, raias, golfinhos, tartarugas, captura acidental das espécies e toda a informação de megafauna marinha, através de um guia de registo e equipamentos para suportar a identificação.

O programa Guardiões do Mar foi uma iniciativa da Fundação Maio Biodiversidade que teve início em 2016, com o objectivo de envolver e capacitar os pescadores para a vigilância e controlo das infracções nas suas áreas de pesca e assim criar em cada um o sentimento de apropriação dos recursos biológicos e naturais, mas foi implementado nas ilhas do Sal, Boa Vista, Santiago, Brava e Fogo abrangendo os três municípios.

Fonte: Inforpress  // Ad: Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *