FG: NADADORES/SALVADORES CAPACITADOS EM BUSCAS DE SALVAMENTO

A embarcação de oito metros destinada ao serviço de Protecção Civil, bombeiros municipais e Instituto Marítimo Portuário (IMP) estará operacional e pronta a ser utilizada a partir de janeiro para vigilância da costa e das praias balneares. A informação foi avançada pelo Presidente da Câmara de São Filipe, Nuías Silva, no acto de encerramento de uma acção de formação de nadadores/salvadores.

O autarca espera, no âmbito do protocolo, colocar a embarcação, que está “devidamente equipada”, a funcionar a partir de janeiro de 2024 para acção de fiscalização da costa, buscas rápidas de salvamento em complementaridade com embarcações de outras instituições como a Polícia Nacional, de modo a abranger uma área maior.

A parceria entre oInstituto Marítimo Portuário (IMP) e a câmara de São Filipe visava a formação de pelo menos 25 jovens na área de nadadores/salvadores, mas segundo o presidente ficou-se pela metade, entre a reciclagem e formação inicial, destacando a importância da função de nadadores/salvadores nas águas abertas e nas piscinas visando ter um município com melhor garantia de segurança para as pessoas que frequentam as praias balneares e as piscinas.

Por outro lado, disse que a câmara vai recrutar um ou dois nadadores/salvadores para integrarem a corporação de bombeiros de forma permanente, sublinhando que a autarquia está a contar com todos os 12 nadadores/salvadores que concluíram a formação para vigilância das praias no período balnear para “garantir segurança e confiança” aos banhistas.

O protocolo entre as duas instituições, referiu Jandir Leite de Pina, prevê outras acções de formação, sublinhando que a partir do próximo ano serão criadas sinergias e modelos de formação já que a câmara pretende promover uma formação na área de mergulho e salvamento aquático para os nadadores/salvadores e para os bombeiros municipais visando a criação de uma equipa de socorro aquático.

Fonte: Inforpress // Ad: Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *