FIFA REINAUGURA CENTRO TÉCNICO DA FCF NA CIDADE DA PRAIA

O Centro Técnico da Federação Cabo-verdiana de Futebol, na Cidade da Praia, foi reinaugurado esta tarde pela secretária-geral da FIFA, Fatma Samoura, que enalteceu a importância da formação dos jovens.

Ao descrever que Cabo Verde “é hoje capital do mundo”, por acolher “a delegação mais importante da FIFA”, já que a Direção do Desenvolvimento deste organismo que superintende o futebol mundial reúne-se com todos os Escritórios da FIFA em África, pela primeira vez, fora da Europa, Fatma Samoura referiu o futebol como um veículo de formação de homem.

Enalteceu o trabalho levado a cabo pelo presidente da FCF, Mário Semedo, ressaltando que a forma como a FIFA vem financiado o desenvolvimento do futebol cabo-verdiano, um “país muito pequeno em termos territorial, mas muito grande de coração”, é demonstração do resultado e do futebol praticado a nível da FIFA.

Ao longo da sua intervenção, Samoura definiu o futebol como o maior unificador do mundo, considerando mesmo que, por ser uma grande escola de valores, que cultiva a ética e o fair-play, desempenha um papel imprescindível na luta contra toda e qualquer discriminação e que não conhece qualquer fronteira, com uma forte aposta em intervenção social.

Já o presidente federativo, Mário Semedo, fez questão de destacar o “grande contributo desta infraestrutura” para o desenvolvimento do futebol cabo-verdiano, afiançando que a selecção cabo-verdiana de futebol conta com dois jogadores saídos deste centro e que a escola Bola Pra Frente, que funciona neste estabelecimento desportivo, já soma três título de campeões de Cabo Verde a nível de formação.

“Este centro vem sendo uma grande mais-valia, não só para o desenvolvimento do futebol cabo-verdiano, mas também para a formação do Homem”, realçou Semedo, tendo sublinhado que o projecto FIFA Award, financiador na totalidade das obras de remodelação do edifício, tem dado um enorme contributo para o futebol nacional.

A cerimónia de reinauguração contou ainda com intervenções do director do Desenvolvimento da FIFA, Jean Marie Kenny, e do director de Desenvolvimento para África, ex-internacional suíço de origem cabo-verdiana, Gelson Fernandes, que elogiaram a forma como o futebol cabo-verdiano tem sido gerido, de forma a merecer o seu lugar de destaque junto da FIFA.

O Centro de Estágio da Cidade da Praia possui 20 quartos, uma sala técnica, um auditório, uma sala de reuniões, um hall, além de cozinha, refeitório e um campo de relvado sintético de entre outras divisões.

Fonte: Inforpress // Ad: Redação Tiver

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.