O documentário Cesaria Évora da realizadora Ana Sofia Fonseca chega na quinta-feira, dia 27, às salas de cinema nacionais. O documentário intimista dá a descobrir as lutas e o sucesso da Diva dos Pés Descalços, da privacidade de casa para os camarins do mundo.
O documentário, conforme ressalta uma nota de imprensa enviada a nossa redaçao, resulta de um processo de pesquisa exaustivo e rigoroso. O material de arquivo representa cerca de 85% do material na tela. As faixas de áudio, filmes e fotografias gravadas em vários formatos – incluindo Super 8, U-Matic, Betacam, e Mini DV – refletem a incrível vida de Cesária.
A maior parte do material de arquivo são filmagens pessoais, feitas por amigos e colegas, permitindo ao espectador conhecer Cesária nas suas próprias palavras.
A realizadora Ana Sofia Fonseca assina um retrato poderoso da cantora, uma mulher nascida no Cabo Verde colonial que, aos 50 anos, saltou da miséria para o estrelato internacional, ilustrado por imagens de arquivo raras, ou até desconhecidas, gravações originais e testemunhos únicos das pessoas, como a neta Janete Évora e o antigo manager José da Silva, que conheceram a mulher por trás da lenda.
Redação Tiver