FOGO: ANTIGO ERUPÇÃO VULCÂNICA ATRIBUÍDO NOME DE “MONTE MOTA GOMES“

O antigo pico de erupção vulcânica  de 1995, foi atribuído o topónimo “Monte Mota Gomes”, de acordo com o Instituto Nacional de Gestão do Território, através de um edital publicado esta semana. 

Em homenagem ao Doutor Alberto da Mota Gomes, pelas suas contribuições nos trabalhos da geologia de Cabo Verde, foi atribuído o nome o antigo pico da erupção vulcânica de 1995 de “Monte Mota Gomes”.

Segundo o edital, o Monte Mota Gomes, está localizado em Chã das Caldeiras, no município de Santa Catarina do Fogo, na latitude de 14.944194° e longitude de -24.354835°, aproximadamente a 1.929 metros acima do nível médio das águas do mar.

O monte Mota Gomes fica situado a Oeste do sopé do Pico do Vulcão do Fogo, a cerca de um quilômetro e meio do Monte Beco, a dois quilómetros e meio do Monte Lorna, a um quilômetro do Monte Saia, a dois quilómetros a Norte da Cova Tina e três quilómetros a Sudeste da localidade de Portela.

 

Monte Mota Gomes, foi oficialmente atribuído em 2021 depois de ouvida a Comissão Nacional de Toponímia, sob a proposta da Associação Nacional de Professores Investigadores de Geociências, em homenagem ao Hidrogeológico, Doutor Alberto da Mota Gomes, pelo seu excelente trabalho desenvolvido no âmbito profissional.

Fonte: Inforpress/Jandira 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *