FOGO/DENGUE: CMS APELA A UMA MEGACAMPANHA DE LIMPEZA EM SÃO FILIPE

A Comissão Municipal de Saúde, no quadro do programa de luta contra a dengue, exorta a sociedade civil de São Filipe a participar da megacampanha de limpeza que se realiza no próximo sábado, 09, nas zonas altas da cidade. Isto, no âmbito do combate à dengue que passa pela eliminação do mosquito transmissor e isso só é possível com a eliminação dos focos através de campanhas de limpeza nos bairros da cidade e com a pulverização das casas.

Depois da última reunião, a Comissão Municipal de Saúde elegeu a parte alta da cidade para uma megacampanha de limpeza, depois das duas primeiras campanhas de limpeza terem contado com pouca envolvência da população. Para os responsáveis locais da saúde, o combate à dengue passa pela eliminação do mosquito transmissor e isso só é possível com a eliminação dos focos através de campanhas de limpeza nos bairros da cidade e com a pulverização das casas. Dados avançados nesta terça-feira, 05, pela Comissão Municipal de Saúde apontam para 153 casos de dengue, entre suspeitos e confirmados laboratorialmente, acrescentando que das 31 amostras enviadas na semana passada para testes, 17 foram confirmadas.

 As zonas com mais casos continuam a ser III Congresso, Santa Filomena, Lém, Terra Branca e São Bento e na campanha de sábado a Comissão Municipal de Saúde espera concentrar-se nestes bairros, dependendo do nível da participação da sociedade civil, que é tida como “fundamental” para quebrar o ciclo de transmissão.

A meta é pulverizar, ao menos, 80 por cento (%) das casas da cidade de São Filipe e para facilitar o trabalho das equipas a delegacia de Saúde de São Filipe já divulgou o plano das zonas a serem pulverizadas e o respetivo horário. Depois de Congresso, esta semana a equipa de pulverização está nos bairros de Santa Filomena, Lém de Cima e Cobom/Fonte Aleixo e na próxima semana vai continuar no bairro de Santa Filomena e nos bairros de Pé de Campo e Cruz dos Passos.

O plano de pulverização vai até o dia 26 de janeiro, período em que se espera ter atingido o número de casas a serem pulverizadas na cidade de São Filipe.

Inforpress // ad: Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *