FOGO: GOVERNO PLANEIA NOVAS UNIDADES DE SAÚDE ATÉ 2026

Durante uma conferência informativa sobre as políticas e investimentos para o desenvolvimento da ilha do Fogo, a Ministra da Saúde, Filomena Gonçalves, anunciou os planos do Governo para o setor da Saúde até 2026. Entre os investimentos previstos destacam-se a construção do Centro de Saúde de Santa Catarina e do novo Centro de Saúde de São Filipe, localizado no bairro III Congresso.

Além dessas construções, a ministra também informou sobre outros projetos em andamento. Estão previstas a remodelação do Centro de Saúde de São Filipe, conhecido como Hospital antigo, a construção e equipamento do Novo PT para o Hospital São Francisco de Assis, bem como a remodelação e equipamento do Bloco Operatório, no âmbito do projeto “Cirurgias Seguras”, que conta com o cofinanciamento do Governo e da Cooperação Belga.

A busca por maior eficiência energética também faz parte dos planos do Governo, com a implementação de produção de energias fotovoltaicas em todos os Centros de Saúde.

Filomena Gonçalves, reconheceu que um dos principais desafios enfrentados pelo setor é o déficit de recursos humanos. 

A alta mobilidade dos profissionais de saúde dificulta a fixação de quadros nas estruturas de saúde da região. Para enfrentar esse desafio, o Governo planeja promover concursos públicos periódicos para atrair e reter quadros especializados no setor público, salientou.

Outras medidas incluem a implementação de serviços de emergências médicas pré e intra-hospitalares, além do transporte adequado e assistência qualificada aos pacientes. 

A Ministra também destacou a redução de transferências de pacientes para o Hospital Universitário Agostinho Neto, na cidade da Praia, em cerca de 30%. No entanto, ressaltou a importância de continuar promovendo deslocações de especialistas para evitar a necessidade de transferência de pacientes.

Esses investimentos visam melhorar significativamente a infraestrutura e os serviços de saúde na região, garantindo um atendimento mais adequado e eficiente à população de São Filipe.

Fonte: Inforpress // Ad: Redação Tiver 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *