FOGO: MUNICÍPIO GANHA TRÊS ESCOLAS REQUALIFICADAS

As escolas do Ensino Básico Obrigatório (EBO) de Fonte Aleixo, Roçadas e Figueira Pavão, foram totalmente requalificadas e entregues à Delegação do Ministério da Educação.

A requalificação das três escolas representa um investimento superior a 14 mil contos, financiado no quadro da cooperação entre a autarquia e a organização não-governamental (ONG) luxemburguesa “Beetebuerg Helleft”.

A primeira escola a ser inaugurada é a de Figueira Pavão, seguindo depois a de Roçadas e por último a escola de Fonte Aleixo, passando assim a dispor das condições para um melhor processo de ensino/aprendizagem.

Além dessas três infraestruturas escolares e, no quadro da cooperação existente entre a autarquia de Santa Catarina do Fogo e a ONG luxemburguesa “Beetebuerg Helleft”, foram reabilitadas anteriormente as escolas de EBO de Cova Figueira, Achada Furna, Estância Roque e Mãe Joana, assim como um conjunto de jardins-de-infância e parte da escola secundária de Cova Figueira.

Neste momento faltam requalificar as infra-estruturas escolares de Tinteira e Cabeça Fundão para se ter o parque escolar do município totalmente reabilitado, quer pré-escolar, Ensino Básico Obrigatório e Ensino Secundário.

No quadro da cooperação, a organização não-governamental luxemburguesa “Beetebuerg Helleft” prometeu disponibilizar mais de 762 mil euros, perto de 84 mil contos cabo-verdianos, para o financiamento de um pacote de projecto de reabilitação da rede de escolas básicas do município de Santa Catarina.

Além de requalificação física das escolas o proiecto prevê a formação de 110 professores nos programas habituais a leccionar, disponibilização de material didáctico para a formação, equipamento com as tecnologias de informação e comunicação (TIC), substituição de mobiliários degradados e instalação de parques infantis.

Fonte: Inforpress // Ad: Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *