FOGO: ZONA NORTE EM ENERGIA HÁ MAIS DE 100 HORAS  

A zona norte da ilha do Fogo está sem energia eléctrica há mais de 100 horas e a população apela à Electra para o necessário equilíbrio na distribuição e fornecimento de energia. É de realçar que a Central Única do Fogo fornece energia aos três concelhos da ilha desde Novembro de 2015.

Vários moradores da zona norte, nomeadamente da vila de Ponta Verde, a segunda do município de São Filipe, procuraram a comunicação para manifestar o desagrado com a empresa de fornecimento de energia, salientando que desde a noite de domingo, dia 29 de Outubro, toda a zona norte ficou sem energia com prejuízos avultados para as famílias e pequenos operadores económicos.

Na vila de Ponta Verde as pessoas com maior posse recorreram a geradores para fornecimento de energia para evitar prejuízos maiores.

A população entende que o problema é provocado por avaria, mas pede à empresa para contemplar a zona norte com algumas horas de energia, à semelhança do que acontece na cidade de São Filipe e nos municípios de Santa Catarina e Mosteiros, lembrando ainda que o próprio abastecimento de água depende da energia e que as pessoas já começaram a sentir a penúria de água.

A situação no fornecimento de energia eléctrica está condicionada desde o dia 29 com a avaria do segundo grupo de maior potência da Central Eléctrica de João Pinto (São Filipe) juntando assim a um outro grupo de igual potência, 1600 kva, que está inoperacional desde Março e aguarda a chegada de peças para a sua reparação.

A Central Única do Fogo que fornece energia aos três concelhos da ilha começou a funcionar em Novembro de 2015, dispondo de dois grupos de geradores, com uma capacidade de 1.600 kva cada, um dos quais está em manutenção e o outro sofreu problemas técnicos na madrugada de segunda-feira, 30.

Fonte: A semana  // Ad: Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *