A Comissão Nacional de Eleições, realizou hoje, uma formação em liderança Transnacional, destinado às mulheres Membros dos Órgãos de Administração Eleitoral, dos países da Francofonia. Por ocasião, a presidente da CNE, avançou que o país tem cada vez mais mulheres a participar como eleitoras inscritas na base de dados e a participar como votante em número superior ao dos homens.
O contexto da liderança das mulheres e dos homens são diferentes, no que tange a liderança tradicional, baseia-se no autoritarismo e autocratismo, que não favorece as mulheres, é nesse sentido que foi feito a formação de liderança Transnacional, destinadas as mulheres, para ter a própria forma de liderar
Maria do Rosário Gonçalves, sublinhou que com esta formação, vai potencializar as mulheres a trabalharem em algumas caraterístas próprias, de maneira que encontrem a sua forma de liderar as organizações
Segundo avançou a presidente da CNE, o país tem cada vez mais mulheres a participar como eleitoras, inscritas na base de dados e a participar como votante em número superior ao dos homens, mas ainda há uma baixa representatividade de mulheres nos órgãos electivos de poder político.
A formação realizada hoje, contou com participação de algumas instituições, como CNE, RECEF e OIF. É de realçar que a Rede de Instituições Eleitorais da Francofonia é constituída por 32 países da África, da Europa, das Américas e da Ásia.
Redação Tiver