GOV ASSINA CONTRATO PARA EXPLORAÇÃO DE 40 POSTOS DE CARREGAMENTO PÚBLICO DE VEÍCULOS ELÉCTRICOS

O Governo procedeu à assinatura do contrato de concessão para a instalação, operação e exploração de 40 postos de carregamento público de veículos elétricos em todas as ilhas do País. O acto foi rubricado pelo Diretor Nacional da Indústria e Energia, Rito Évora, e pelo diretor das Tracções Elétricas de Cabo Verde, Damia Pujol.

O acto, que teve lugar na ilha do Sal, foi rubricado pelo Diretor Nacional da Indústria e Energia, Rito Évora, e pelo diretor das Trações Elétricas de Cabo Verde, Damia Pujol, e foi assistido online, na Praia, pelo ministro da Indústria, Comércio e Energia, Alexandre Dias Monteiro. Na ocasião, o governante que se regozijou com este acto, destacou a contribuição da cooperação luxemburguesa na elaboração da carta política para a mobilidade elétrica e no plano para a sua operacionalização.

“Hoje estamos a dar mais um passo importante na implementação do plano de introdução da mobilidade elétrica em Cabo Verde com a celebração do contrato de concessão que tem por objeto instalação, operação e exploração de 40 postos de carregamento público de veículos elétricos no âmbito do Projecto de Promoção da Mobilidade Elétrica, (ProMEC)”, disse. O prazo de concessão é de sete anos, com um investimento público estimado em 30.300 contos financiados pelo Mitigation Action Facility.

O governante ressaltou ainda que até 2026 o país espera conseguir atingir 25% de novas aquisições de veículos elétricos. Segundo números avançados pelos técnicos na altura, o carregamento dos veículos elétricos custará à volta de 680 escudos por cada cem quilómetros de deslocação.

De relembrar que a Carta de Política da Mobilidade Elétrica nacional, prevê, até 2050, a substituição integral de veículos de combustão interna para veículos elétricos.

Fonte: Inforpress // Ad: Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *