GOV CABO-VERDIANO CONDENA TENTATIVA DE GOLPE DE ESTADO NO NÍGER

O Governo de Cabo Verde condenou a tentativa de golpe de Estado protagonizada por membros da Guarda Presidencial, que coloca em causa a ordem constitucional. A União Europeia já exigiu a libertação do chefe de Estado nigerino.

Em comunicado, o Executivo afirma que acompanha o acontecimento com preocupação na perspectiva de que a estabilidade institucional seja retomada no Níger.

“O Governo manifesta a sua solidariedade às autoridades do Níger e espera que a normalidade institucional e a estabilidade possam ser imediatamente retomadas, repondo os valores fundamentais do Estado de Direito Democrático”, lê-se no documento.

O Presidente do Níger denunciou uma tentativa de golpe de Estado por parte de elementos da guarda presidencial e garantiu que o exército ripostará se não recuarem.

Na sua conta na rede social X (ex-Twitter), Mohamed Bazoum escreveu que alguns elementos da guarda presidencial se envolveram numa “manifestação antirrepublicana” e tentaram em vão obter o apoio das outras forças de segurança.

Na mesma mensagem, citada pela Lusa, Mohamed Bazoum assegura que ele e a sua família estão bem, mas o exército e a guarda nacional estavam prontos para atacar se os envolvidos não mudassem de ideias.

No entanto, a situação actual do Presidente gera dúvidas, já que organizações internacionais como a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental e a Francofonia exigiram a libertação do chefe de Estado nigerino.

Segundo a Lusa, a secretária-geral da Organização Internacional da Francofonia (OIF), Louise Mushikiwabo, apelou ao “respeito pela integridade física e à libertação imediata e incondicional” do Presidente do Níger.

A União Europeia também já exigiu a libertação do chefe de Estado nigerino.

Fonte: Inforpress // Ad: Redação Tiver

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *