GOV. ESTUDA MEDIDAS PARA COMBATER INSEGURANÇA ALIMENTAR EM CV

O Governo de Cabo Verde está a estudar medidas para mitigar a insegurança alimentar e nutricional no país, traçando uma estratégia que tem a ver com vários assuntos. Esta garantia foi dada pelo Ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, apontando segundo dados, que 32% das famílias em Cabo Verde não têm condições para ter acesso a uma alimentação.

De acordo com o Ministro da Agricultura e Ambiente que falava no âmbito da XI Reunião do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, os dados da SAN apontam que em Cabo Verde, 32% das famílias não têm rendimentos para ter acesso a uma boa alimentação, 10% sofre da desnutrição cronica, 7,4% das crianças menores de 5 anos sofre da obesidade e 4% das mulheres apresentam excesso de peso.

Gilberto Silva ainda garantiu que o Governo tem vindo a estudar medidas para a mitigação da crise alimentar em Cabo Verde. Entretanto, acrescentou que essa Estratégia Nacional para a Segurança Alimentar e Nutricional das famílias cabo-verdianas a ser aprovada pelo governo até o final do ano, tem a ver com várias temáticas, desde a produção dos alimentos, a educação, rede de segurança alimentar e nutricional no país, combate a desnutrição cronica e aguda, entre outros.

Já sobre os desafios para garantir a segurança alimentar plena em Cabo Verde, o ministro apontou a melhoria da produção dos alimentar e a melhoria do rendimento das famílias no sentido de terem acesso financeiros aos alimentos.

A XI Reunião do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, realizada esta quarta-feira, tem por principais objetivos: socializar os resultados provisórios do inquérito nacional sobre a vulnerabilidade alimentar e nutricional das famílias e traçar linhas orientadoras para a avaliação/atuação da Estratégia Nacional para a Segurança Alimentar e Nutricional das famílias.

Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *