GOV. GARANTE ABERTURA DO ENSINO SUPERIOR NO FOGO

O ministro da Educação, Amadeu Cruz, garantiu, na cidade de São Filipe, que estão reunidas todas as condições para abertura do pólo universitário da Uni-CV na ilha do Fogo no ano lectivo 2023-2024. O Governo já tinha anunciado no ano passado a abertura deste pólo para o ano 2022- 2023, mas não se concretizou.

Amadeu Cruz fez estas declarações à imprensa à margem da inauguração da Escola Básica de Jardim/Batente.

“O senhor primeiro-ministro anunciou abertura do ensino superior no Fogo para o ano 2023-2024, e estamos a trabalhar neste sentido”, disse asseverando que neste momento o executivo está a desenvolver os protocolos de cooperação com as câmaras municipais da região, as três do Fogo e a da Brava, para a concretização do polo universitário.

A Uni-CV, segundo Amadeu Cruz, já informou que o arranjo institucional está pronto, com os cursos submetidos a acreditação da Agência Reguladora do Ensino Superior (ARES), pelo que, asseverou, do ponto de vista institucional e de acreditação e dos registos dos ciclos dos estudos estarão também reunidas as condições.

“Em termos de infraestruturas, temos já o contrato de arrendamento com a Paróquia e temos a disponibilidade já das salas de aula da Escola Materna para parte lectiva, e estamos a reabilitar o edifício onde funcionava a delegação para acolher a sede académica do Polo universitário da Uni-CV na ilha do Fogo”, acrescentou.

Em relação ao processo de inscrição dos alunos, o ministro fez saber que o reitor tinha garantido que vão lançar a abertura “brevemente” no Fogo e que vão ter apoio da delegação de São Filipe e das câmaras municipais.

Fonte: Inforpress // Ad: Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *