GOVERNO APROVA EMPRÉSTIMOS DE MAIS DE 700 MIL CONTOS PARA A SDTIBM

O Conselho de Ministros de Cabo Verde deu luz verde para a concessão de dois empréstimos no valor total de 708,4 milhões de contos à Sociedade de Desenvolvimento Turístico das Ilhas de Boa Vista e Maio (SDTIBM). Esses empréstimos têm o objetivo de ajudar a ajustar as contas de tesouraria da sociedade e enfrentar os desafios causados pela crise pandémica global e pelos efeitos da guerra na Ucrânia, que afetaram significativamente o setor.

Em março de 2020, o Governo já havia concedido um aval à SDTIBM para contrair um empréstimo junto à banca destinado a investimentos na infraestruturação das Zonas de Desenvolvimento Turístico Integral (ZDTI).

Devido aos impactos da crise pandémica e à guerra na Ucrânia, a sociedade enfrentou constrangimentos em sua tesouraria, o que levou à necessidade de ajustar os fluxos financeiros para lidar com a situação atual e garantir sua recuperação econômica e financeira. Com esse objetivo, a SDTIBM buscou a reestruturação do crédito junto do Banco Comercial do Noroeste (BCN), obtendo a aprovação para um montante de 390 milhões de escudos, com prazo adicional de 360 dias, tendo o Estado como avalista.

Dado o reconhecimento da importância da SDTIBM no setor turístico, que é uma área relevante para a economia nacional, o Estado de Cabo Verde, enquanto acionista, decidiu renovar o aval, apoiando a empresa no desenvolvimento de suas atividades e no cumprimento de suas obrigações.

Além disso, em outra resolução, o Governo autorizou a Direção Geral do Tesouro a conceder um aval adicional à SDTIBM, desta vez para garantir um empréstimo bancário de 318,4 milhões de escudos junto do Banco Panafricano Ecobank Cabo Verde.

A empresa enfrentou dificuldades de tesouraria devido aos efeitos contínuos da pandemia da Covid-19, incluindo incumprimentos de seus clientes, e também sentiu as consequências da guerra na Ucrânia.

A reestruturação do empréstimo junto ao Ecobank visa equilibrar os fluxos financeiros e garantir uma gestão adequada dos recebimentos e pagamentos da sociedade.

A SDTIBM é uma sociedade anónima de capitais exclusivamente públicos, cuja missão é o planeamento físico, a gestão e a administração das Zonas Turísticas Especiais nas ilhas de Boa Vista e Maio, com o objetivo de promover e desenvolver o turismo.

Fonte: Inforpress // Ad: Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *