GOVERNO ESTÁ A CRIAR CONDIÇÕES LABORAIS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

O Ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento e Social afirmou hoje na cidade da Praia, que colocar as pessoas com deficiência no centro das políticas públicas é um ato de justiça e promoção da dignidade humana. Fernando Elísio Freire fez estas declarações durante o ato de lançamento oficial do Projecto para melhorar as condições de inclusão social e das pessoas com deficiência através do acesso efectivo aos seus direitos em Cabo Verde.

O projecto que vai acabar por complementar a estratégia nacional de pessoas com deficiência com o foco principal em garantir mais inclusão e capacitação para esta camada social para atingir a tal almejada inclusão. Trabalhar em conjunto com as associações e ter uma linha para ouvir quais são as necessidades, segundo explica a Directora da Inclusão Social.

O projecto arranca em 2025 com a primeira atividade de estabelecer acordos de parcerias com as autarquias.

Segundo o governante as desvantagens que as pessoas com deficiência passam são tão notórias, particularmente nas crianças, a maior parte das medidas de bem-estar infantil especialmente no domínio da educação, dificuldades de comunicar e cuidar, as pessoas com deficiência estão e ficam naturalmente em desvantagens.

É neste quadro que o governo tem tomado um conjunto de medidas nos últimos anos nomeadamente a gratuitidade na inscrição e frequência em estabelecimentos públicos e privados, de educação pré-escolar, ensino básico, secundário e superior.

Para o Ministro da Família e Inclusão e Desenvolvimento social, o projecto deixa enorme desafio á associações que trabalham com as pessoas com deficiência, para Fernando Elísio Freire, está ciente de que o governo deve estreitar os laços com as associações, que se há área que precisa ser trabalhado dez vezes mais rápido é da inclusão com as pessoas com deficiência.

Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *