GUERRA NO SUDÃO ATINGE O ESTADO AGRÍCOLA QUE ACOLHE PESSOAS DESLOCADAS

Drones atingiram a cidade sudanesa de al-Gadaref nesta terça-feira, disseram testemunhas oculares e o governador local, levando a guerra devastadora do país a um estado agrícola calmo, onde quase meio milhão de pessoas deslocadas se refugiaram.

Gadaref é a capital do Estado de al-Gadaref que permanece sob controle militar enquanto a guerra entre o exército regular e as Forças de Apoio Rápido paramilitares se aproxima da marca de um ano.

A RSF assumiu o controlo da capital Cartum, do estado vizinho de Gezira, bem como da maior parte das regiões de Darfur e Kordofan, no oeste, enquanto o exército controla o norte e o leste do Sudão, incluindo o seu principal porto no Mar Vermelho.

Testemunhas disseram que pelo menos dois drones tinham como alvo instalações militares em Gadaref, localizada a leste de Gezira, na manhã de terça-feira. Eles disseram ter ouvido explosões e também mísseis antiaéreos sendo disparados do solo.

O governador de Gadaref, Mohamed Abdelrahman Mahgoub, confirmou o ataque de drones, sem atribuir culpas. Ele instou os civis que aderiram a um movimento de “resistência popular” a se prepararem para defender a região. Testemunhas oculares disseram que o exército também se posicionou na cidade de Gadaref.

As anteriores tomadas de território pela RSF durante a guerra levaram a saques generalizados, detenções e relatos de violações, juntamente com ondas de deslocamento, de acordo com testemunhas oculares e grupos de direitos humanos.

Mais de 8,5 milhões de pessoas fugiram das suas casas desde o início da guerra, enquanto grupos de ajuda alertam para a fome iminente em muitas partes do país, o terceiro maior de África em termos de tamanho.

Na semana passada, um ataque semelhante de drones atingiu a cidade de Atbara, controlada pelo exército, a norte de Cartum, durante uma reunião de uma milícia alinhada com o exército. Nem o exército nem a RSF fizeram quaisquer declarações reconhecendo o ataque.

Os combatentes da RSF continuaram os ataques a aldeias em todo o estado de Gezira, perto de Cartum e Gadaref, enquanto o exército afirmou ter lançado uma operação em grande escala, incluindo ataques aéreos, para reverter os ganhos dos paramilitares.

Fonte: Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *