Existem entre Cabo Verde e Grão-Ducado do Luxemburgo, mas ainda há espaço para aprofundar essa ligação em novas áreas. O chefe de Estado fez essa afirmação em declarações à imprensa cabo-verdiana, no final do primeiro ponto da sua visita de três dias ao Luxemburgo.
José Maria Neves contou que o encontro de 10 minutos que teve com o grão-duque, serviu para falarem das relações de amizade e cooperação entre os dois países, lembrando que há uma “enorme simpatia e um grande respeito” por Cabo Verde e por tudo que o arquipélago tem feito e conseguido nos últimos anos, nomeadamente uma democracia que funciona, respeito pelos direitos internacionais e humanos, a boa governança e a busca de soluções para melhorar as condições de vida dos cabo-verdianos.
Segundo o Presidente da República, essas áreas estão ligadas à acção climática, às energias renováveis, economia azul, transição digital, mas também continuação de investimentos na universidade, no ensino superior, na inovação, na formação profissional, água e saneamento.
Ainda de manhã, o Presidente da República participou numa cerimónia no Monumento Nacional da Solidariedade Luxemburguesa.
A visita de Estado de três dias ao Grão-Ducado do Luxemburgo, acontece no quadro das relações de amizade, solidariedade e cooperação que unem os dois países e povos e a convite do grão-duque e a grã-duquesa.
Fonte: Inforpress // Ad: Reação Tiver