Os médicos, enfermeiros e técnicos do Hospital Universitário Agostinho Neto (HUAN) participaram hoje de uma conversa aberta sobre a protecção e tratamento de dados dos pacientes. O objetivo é garantir maior segurança desses dados.
O workshop foi realizado pela comissão Nacional de Protecção de Dados, em comemoração do aniversário da tomada de posse dos seus membros, com o objectivo de elevar o nível de segurança dos dados, com particular enfoque para últimas alterações feitas ao regime jurídico geral de protecção de dados pessoais das pessoas singulares.
Em declarações à imprensa, à margem desse workshop, o PCA do HUAN, Imadoeno Cabral, adiantou que neste momento, o hospital encontra-se num processo de implementação de tecnologias digitais por forma a reforçar os serviços de Saúde e tê-los totalmente digitalizados.
Actualmente, o hospital, segundo aquele responsável, conta com o laboratório de análises clínicas totalmente informatizado, inclusive com uma plataforma em que os utentes possam ter acesso a informações a nível do agendamento dos seus exames a partir das suas casas através do portal do hospital, fazer o seguimento de toda a produção em termo de exames laboratoriais e receber os resultados a partir do telemóvel ou do e-mail.
Fez saber igualmente que na próxima semana, o hospital vai avançar com a digitalização do serviço de diagnóstico por imagem com a implementação do novo sistema de armazenamento de imagens e de comunicação (PACS – Sigla em inglês) para que a imagem médica seja disponibilizada para todos os serviços.
Fonte: Inforpress // Ad: Redação Tiver