HUAN VAI RECEBER 9 MIL CONTOS DE SUBSCRIÇÃO DE OBRIGAÇÕES

O Hospital Universitário Agostinho Neto vai estar em condições de investir em equipamentos voltados para as energias renováveis. Isto vai ser possível graças a subscrição de obrigações no valor de 9 mil contos, para os próximos 3 anos, destinados a projectos virados para a gestão de energia renovável sobretudo na instalação de painéis solares.

O anúncio foi feito hoje, pelo presidente da Bolsa de Valores de Cabo Verde, Miguel Monteiro, durante a sua intervenção na sessão de apresentação dos resultados da oferta pública de subscrição e admissão à cotação na BVC das obrigações designadas de “IIB Renewable and Energy-Efficiency Green Bond Série E – 3,5% 2023/ 2026.

Lançado pela Bolsa de Valores de Cabo Verde e o International Investment Bank, a Oferta Pública de Subscrição e Admissão à Cotação das Obrigações, é destinado a investidores nacionais e estrangeiros, representativas de um empréstimo obrigacionista do International Investment Bank, no montante global inicial de 400.000.000 escudos cabo-verdianos (quatrocentos milhões de escudos).

Segundo disse, a primeira emissão de Green Bonds em Cabo Verde através de oferta pública é uma iniciativa verdadeiramente memorável, conduzida pelo International Investment Bank (IBB) que, este ano, realizou duas ofertas públicas de títulos sustentáveis em ofertas públicas, marcando assim, o fim um longo período de mais de dez anos sem ofertas públicas de subscrição de obrigações no País.

Entretanto explicou que devido à grande procura, o total subscrito foi de 610,47 mil contos, o que se traduz numa procura de 1,53 vezes superior à oferta inicial, sendo que cerca de 35 por cento (%) do montante total subscrito, foi realizado por não-residentes.

“Foram submetidas um total de 79 ordens de subscrição válidas, tendo os subscritores a seguinte distribuição geográfica, 63 África, 13 Europa e 3 América”, apontou o presidente que realçou que cerca de 27% dos subscritores são não-residentes, valor ou percentagem superior alcançada na oferta pública de Blue Bonds, realizada no início do ano, que ficou pelos 21%.

Assegurou que 0,5% do montante subscrito é direccionado para o Hospital Universitário Agostinho Neto que irá receber, anualmente, três milhões de escudos, que serão utilizados para financiar projectos virados para a geração de energia renovável, eficiência energética, redução da poluição, gestão de águas e resíduos essencialmente na instalação de painéis solares.

Na ocasião, o presidente do conselho de administração (PCA) do Hospital Universitário Agostinho Neto (HUAN) Gabriel Gonçalves que agradeceu ao IBB pela iniciativa sublinhou que este montante irá ajudar o hospital na instalação de painéis solares.

Por seu turno, o presidente da Comissão Executiva da International Investment Bank, Francisco Ferreira, explicou que a iniciativa é mais um compromisso assumido pelo banco sobre a questão da sustentabilidade e da responsabilidade social.

A subscrição tinha com objectivo inicial atingir o montante global de 750 milhões de escudos (6,8 milhões de euros), onde o Hospital Universitário Agostinho Neto iria receber cerca de 4 milhões de escudos por ano, o que perfaz cerca de 12 milhões de escudos até o final da maturidade da operação, que é de três anos.

Fonte: Inforpress // Ad: Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *