A História da Comunicação e dos Média em Cabo Verde estampada hoje na cidade da Praia em um Colóquio organizado pela Universidade de Cabo Verde. Desenvolvimento da Televisão no país e criação de um espaço para que as redes audiovisuais possam partilhar suas experiências foram alguns temas abordados.
A Universidade de Cabo Verde pretendeu, com a Organização, explorar, através do coloquio, o desenvolvimento da Televisão em Cabo Verde, criando um espaço onde as redes televisivas possam partilhar suas experiências e proporcionar aprendizagem e conhecimento aos participantes .
O evento, foi organizado pela turma do primeiro ano do curso de licenciatura em Ciências da Comunicação, e teve como tema central “A Televisão em Cabo Verde: De Hilário ao Streaming nas Redes Sociais”, proposto pelos próprios alunos que, manifestaram o interesse em compreender, de forma mais aprofundada, o estabelecimento do campo da televisão em Cabo Verde.
A organização sugere que o ‘jornalismo algorítmico’ é a estrada que se segue e que indica o futuro da televisão no mundo que, inevitavelmente, cedo ou tarde Cabo Verde, irá aderir. Neste sentido, com este primeiro colóquio pretendeu-se fornecer elementos para um melhor conhecimento do percurso de Cabo Verde em matéria de implementação de um ambiente televisivo.
Segundo o PCA da Cabo Verde BroadCast, Luis Ramos, avalia o percurso da Televisão Digital Terrestre (TDT) como positivo, onde trouxe vários ganhos para o país.
“História da Televisão: Do aparecimento no Mundo à sua chegada em Cabo Verde”, “A Televisão do Estado de Cabo Verde: Da TVEC à TCV”, “Os canais internacionais em Cabo Verde”, “A primeira e segunda geração da privatização do espectro televisivo”, “A entrada da Televisão Digital Terrestre” e “a Televisão vai à Internet: O streaming” são os temas que compõem o programo do evento que terá lugar no campus do Palmarejo, na Praia.
Redação Tiver