ICCA IDENTIFICA 168 INTERVENÇÕES DE CASOS DE ABUSO SEXUAL

O Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente efectuou 168 intervenções em casos relacionados com o abuso e violação sexual contra crianças e adolescentes só este ano. Os dados foram avançados pela presidente Zaida Freitas.

Em declaração à imprensa, à margem da abertura de uma formação em psicologia forense, destinado aos profissionais do ICCA, Zaida Freitas salientou que a formação, iniciada em 2022 e neste momento na sua última fase, tem como objetivo reforçar as competências técnicas e profissionais dos psicólogos do ICCA, de modo a garantir uma intervenção “cada vez mais eficaz” e respostas “mais adequadas” às diversas solicitações.

Freitas assinalou que a demanda dos relatórios da avaliação psicológica solicitados quer pelos tribunais, quer pelo Ministério Público tem sido crescente, exigindo dos psicólogos conhecimentos científicos, através de laudos psicológicos “cada vez mais exigentes”.

Acrescentou que a avaliação psicológica de crianças e adolescentes vitimas de violência sexual, maus tratos e negligencia é uma “peça fundamental” no contexto da Psicologia Forense, visto que desempenha “um papel importante” na compreensão do impacto psicológico das experiências traumáticas na vida das vitimas.

A eficácia da justiça através da punição do agressor, prosseguiu Zaida Freitas, tem o papel de regular a sociedade, que estabelece a confiança, a paz social e reconforte à vítima na sua dor.

Fonte: Inforpress // Ad: Redação tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *