ICIEG DIZ QUE CV ESTÁ NUMA SITUAÇÃO BENÉFICA NA QUESTÃO DO GÉNERO 

Cabo Verde está numa situação “bastante benéfica” na questão do género relativamente aos outros países africanos, apesar de o arquipélago enfrentar ainda alguns desafios. Estas garantias foram dadas hoje pela presidente do ICIEG.

Marisa Carvalho fez essas considerações em declarações à Inforpress, no âmbito do Dia Mundial da População, que se assinala hoje, 11 de Julho, este ano com foco no tema “O que as mulheres e as meninas querem, tem importância”, definido pelo “United Nations Populations Fund”.

Por outro lado, avançou que na própria questão da esperança média de vida em Cabo Verde, as mulheres estão em primeiro lugar, pois, vivem mais do que os homens, justificando que estes morrem mais cedo do que as mulheres, por terem mais problemas de saúde.

A mesma fonte avançou que o ICIEG está a apostar cada vez mais na sensibilização e na consciencialização nestas questões, considerando que é uma aposta que tem de ser feita para mudar este cenário e fazer com que Cabo Verde esteja ainda melhor do que está sabendo que, conforme sublinhou, os jovens trabalham e compreendem melhor a questão da igualdade e equidade do género e direitos humanos.

O Dia Mundial da População é celebrado anualmente a 11 de julho, com o objectivo de sensibilizar para as questões relacionadas com a população e reconhecer a importância das políticas demográficas no desenvolvimento socioeconómico dos países.

Este Dia foi proclamado pela Assembleia Geral das Nações Unidas, no dia 21 de Dezembro de 1990.

Fonte: Inforpress // Ad: Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *