IGAE: ATENÇÃO NA COMPRA DOS PRODUTOS CONGELADOS  

A IGAE adverte os consumidores para prestarem atenção na compra dos produtos antes da sua aquisição. O alerta é reforçado quando a aquisição é referente aos produtos congelados e embalados, que nem sempre permitem uma prévia avaliação por parte dos consumidores.

O inspector-geral da IGAE, Paulo Monteiro, explica que os consumidores devem ter uma especial atenção nos produtos congelados. A velocidade de cristalização é muito importante, devido à formação de cristais de gelo. Se o congelamento é lento, esses cristais são grandes e podem afectar fisicamente as células do alimento, causando alteração na textura, sabor e qualidade do produto.

“É uma situação de alerta, porque os cristais de gelo que se formam nos alimentos congelados podem oferecer riscos ao consumidor. Deixar o alimento em ambiente com temperatura inadequada, propicia o desenvolvimento de micro-organismos que resultam em um produto sem qualidade e que pode causar problemas à saúde”.

Os produtos congelados, como explicou o inspector-geral da IGAE, devem ser conservados de forma adequada, levando em consideração que cada produto tem as suas características distintas e a sua temperatura adequada. O descongelamento também deve ser feito de forma apropriada.

A nível de 2022, a IGAE realizou 725 inspecções na área alimentar, abrangendo todo Cabo Verde. Nessas inspecções foram constatadas em muitos estabelecimentos, “produtos como frango na mesma arca de refrigeração que fiambres, queijo, ou estes produtos no mesmo recinto que as bebidas. Ainda há a situação de coxas de frango no mesmo lugar que as asas de frango, misturas congeladas juntamente com queijo ou fiambre, o que não pode acontecer”.

A ADECO, indicou que tem constatado violações relativamente à conservação de produtos congelados, com especial incidência na Ilha da Boa Vista. A ADECO chama atenção para a disposição dos produtos, o modo como os clientes manuseiam alguns alimentos e apela à consciência do consumidor que, muitas vezes, depois de escolher o seu produto, acaba por deixar as arcas de refrigeração abertas, sujeitando à contaminação o resto do produto.

Fonte: EI // Ad: Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *