INCÊNDIO NA ILHA DO FOGO

Alguns terrenos agrícolas, pegaram fogo na manhã desta terça-feira, na localidade de Ponta Verde, ilha do Fogo. O Serviço Nacional de Proteção Civil e Bombeiros enviou 40 homens e meios operacionais para ajudar no terreno.

O incêndio que deflagrou por volta das 07:30h, desta terça-feira, propagou-se para zonas vizinhas de Roqueira, Monte Vaca, Galinheiro e Ilhéu de Contenda, destruindo grande parte de terrenos agrícolas e árvores de frutas.

A descida de temperatura e a “diminuição drástica” da forte ventania durante a noite de terça-feira, 17, contribuíram para o controlo do incêndio que deflagrou em Ponta Verde, zona norte do município de São Filipe.

Ao fazer o ponto da situação, na manhã de hoje, o presidente da câmara de São Filipe, Nuías Silva, garantiu que o incêndio que consumiu muita área agrícola estava controlado, porque, explicou, durante a noite as equipas no terreno “beneficiaram imensamente” do microclima da zona de Ponta Verde com a descida da temperatura, que era muito elevada durante o dia.

Outra mudança registada e que facilitou os trabalhos está relacionada com a “redução drástica” da forte ventania o que permitiu que alguns focos de incêndio que estavam activos pudessem perder fulgor e ficar numa situação de extinção.

Com a chegada esta manhã de um grupo de dez bombeiros e 30 militares, a previsão é ter a situação controlada até ao meio-dia e passar para uma segunda fase que é de vigilância activa porque não há condições de acesso dos bombeiros para os focos mais distantes das estradas.

Fonte: Governo // Redação Tiver

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.