CABO-VERDIANO NO HAVAI DIZ TER “PERDIDO TUDO” NA CIDADE QUE “VIROU CINZA”

O cabo-verdiano José Rui da Cruz, revelou que ainda se encontra em choque com os incêndios e a “tragédia” que atingiram a ilha norte-americana de Maui, no arquipélago do Havai, onde reside. Conhecido como Zé Rui, Surfista de Santa Maria, o mesmo disse que perdeu tudo e que a parte da ilha onde vivia, Lahaina, “o coração e centro turístico de Havai”, ficou reduzida a cinzas.

Segundo contou Zé Rui à Inforpress, este furacão surpreendeu todo o mundo aqui, porque supostamente ia passar longe, mas na noite de segunda-feira, 07, afectou a ilha, ficando sem energia eléctrica e debaixo de um vento extremamente forte. Ainda a mesma fonte, no dia seguinte, terça-feira, 08, o vento continuou ainda com mais força, dia e noite, derrubou postes de energia, as habitações incendiaram-se e o fogo alastrou-se por toda aquela parte da cidade de Lahaina, sendo uma surpresa para todos.

De acordo com o surfista, perdeu a casa, armazém onde guardava os barcos e vários outros materiais de kitesurf, botes, casas dos meus amigos, tudo queimado, muitas mortes, uma tragédia. Acrescentou ainda que estão a viver o choque do que aconteceu, mas a perspectiva é aguentar porque tinham um bom trabalho, agora é esperar pelas ajudas do governo e seguir vida para a frente, porque o mais importante é que estão com vida e saúde.

A imprensa internacional dava conta no domingo, 12, que as entidades oficiais do Havai preveem que, à medida que as buscas prosseguem nas zonas devastadas, mais vítimas vão ser encontradas. Dois dos três incêndios de Maui ainda estão ativos, segundo o último balanço feito pelo condado, que até agora apenas conseguiu verificar a identidade de duas das 93 vítimas confirmadas. O governador do Havai, Josh Green, referiu que os incêndios são já a “maior catástrofe natural que o Havai alguma vez viveu”, segundo a CNN, ultrapassando as 61 mortes confirmadas na sequência de um tsunami em 1960.

Fonte: Inforpress // Ad: Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *