INCÊNDIOS EM LOS ANGELES FAZEM 10 MORTOS

Os incêndios lavram desde terça-feira em várias zonas do condado de Los Angeles, na Califórnia, e estão a deixar um rasto de destruição. Eaton e Pacific Palisades são as áreas mais afetadas. Mais de 10 mil casas foram destruídas.

Pelo menos 10 pessoas morreram nos incêndios que continuam a afetar várias cidades da área do condado de Los Angeles.

O xerife do condado, Robert Luna, diz que os incêndios são dos piores que já viu. “Parece que uma bomba atómica caiu nesta zona”, disse.

Luna reconheceu o número de mortos com hesitação, dizendo que este pode aumentar num futuro próximo. Diz ainda que “não espera boas notícias” e espera que o número de mortos continue a aumentar, com base na escala da devastação.

Os incêndios de Palisades e Eaton são os maiores dos seis que estão atualmente a arder na cidade. Só estes dois incêndios já queimaram quase 12 mil hectares desde o início na manhã de terça-feira.

Os dois maiores incêndios que assolam Los Angeles queimaram mais de 10.000 casas, edifícios e outras estruturas esta semana, de acordo com as autoridades.

Os incêndios obrigaram à retirada de cerca de 150.000 pessoas à medida que inúmeras casas continuavam a ser reduzidas a cinzas.

O incêndio Kenneth, de rápida propagação, começou ao fim da tarde no vale de San Fernando, perto do bairro de West Hills. Poucas horas antes, as autoridades manifestaram-se encorajadas pelo facto de os bombeiros, com a ajuda de ventos mais calmos e de equipas de fora do Estado, terem visto os primeiros sinais de sucesso no combate aos incêndios florestais.

“Esperamos que este incêndio se propague rapidamente devido aos ventos fortes”, declarou a presidente da Câmara de Los Angeles, Karen Bass, fazendo eco das previsões que apontavam para um reforço dos ventos de quinta-feira à noite até sexta-feira de manhã.

Todos os incêndios que deflagraram na área do condado de Los Angeles estão localizados a cerca de 40 km a norte do centro da cidade.

Dezenas de quarteirões inteiros no bairro de Pacific Palisades, o preferido das celebridades, foram reduzidos a escombros fumegantes, restando apenas os contornos das casas e as suas chaminés. Em Malibu, muitas casas à beira-mar, incluindo a casa da família de Paris Hilton, foram reduzidas a cinzas em cenas descritas como apocalípticas pelos habitantes locais.

Foram destruídas pelo menos cinco igrejas, uma sinagoga, sete escolas, duas bibliotecas, para além de muitas boutiques, bares, restaurantes, bancos e mercearias. Os danos são consideráveis e os analistas acreditam que serão necessários meses, ou mesmo anos, para que a cidade possa ser reconstruída ao nível anterior ao incêndio.

Fonte: Euronews

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *