A Assembleia Geral da Imprensa Nacional de Cabo Verde, INCV, aprovou esta terça-feira, 30 de maio, o Relatório e Contas relativo ao ano económico de 2022. Segundo os dados apurados, o desempenho da INCV durante o último ano culminou num período de quatro anos consecutivos com resultados líquidos de 9 mil e 325 contos.
Conforme os dados apurados o desempenho do INCV durante 4 anos consecutivos chegou ao ponto mais elevado de resultados líquidos positivos, refletindo uma gestão eficiente e perspetivas promissoras de desenvolvimento empresarial.
Com resultados líquidos de 9 mil e 325 contos, esta consolidação e desenvolvimento da INCV ocorreu num contexto de dificuldades e incertezas devido às sucessivas crises agrícola, sanitária e da guerra na Ucrânia e os seus impactos negativos na economia e na sociedade.
A este quadro juntou-se o facto de a empresa ter suportado custos avultados em obras de adaptação de um espaço provisório e também arcar com os custos fixos da renda do referido espaço, até à conclusão das obras de remodelação do novo espaço na Achada Grande Frente.
Este resultado líquido positivo contrariou todas as previsões que apontavam para um cenário de resultado negativo, porque, para além do conjunto de custos fixos e variáveis que a empresa teve que suportar, não contou no ano de referência, 2022, com a receita de elaboração dos boletins de voto, algo que acontece nos anos de eleições e, tem um peso significativo no volume de negócios.
No aspeto institucional assinala-se o facto de esse ser o ano da comemoração do 180.º (centésimo octogésimo) Aniversário desta empresa pública, fazendo jus a todo um percurso posterior durante o qual a INCV assumiu um papel fundamental no desenvolvimento do sector gráfico nacional, com uma participação ativa no processo de consolidação da democracia e do Estado de Direito em Cabo Verde.
Fonte: EI // Ad: Redação Tiver