O índice de produção na construção civil fixou-se em 103,8 no segundo trimestre de 2023, correspondendo a uma diminuição de 7,0 % face ao trimestre homólogo do ano anterior. Estes dados foram revelados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
De acordo com a mesma fonte, a diminuição do índice neste trimestre foi condicionada principalmente pela queda dos materiais de pintura de -5,0%, materiais de base de -7,7%, materiais de instalação e canalização sanitária -10,2% e de revestimento -21,8%. Os materiais de base, explicou, foram os que mais contribuíram na variação global negativa do índice de produção em decorrência, sublinhou, do seu peso no sector.
O INE informou ainda que a taxa de variação trimestral do índice de produção na construção civil situou-se em 1,4% no segundo trimestre de 2023, traduzindo num aumento de produção comparativamente ao primeiro trimestre do mesmo ano. Entretanto, realçou, este valor é superior em 9,4 pontos percentuais (p.p) face ao constatado no trimestre anterior.
Fonte: INE // Ad: Redação Tiver