Um indivíduo de 33 anos está em prisão preventiva por prática de um crime de VBG. O indivíduo está a aguardar o desenrolar do processo em regime fechado.
A medida de coação mais gravosa foi aplicada quarta-feira pelo tribunal da comarca de São Filipe, a requerimento do Ministério Público que, no âmbito da investigação de um auto de instrução, ordenou a sua detenção, fora de flagrante delito, e o submeteu ao poder judicial para primeiro interrogatório judicial de detido.
Este é o segundo indivíduo submetido ao poder judicial da comarca de São Filipe, esta semana, indiciado por prática de crime relacionado com a violência baseada no género.
Na passada terça-feira, um outro individuo, de sexo masculino, de 43 anos de idade, natural da ilha do Fogo, foi submetido ao tribunal devido a factos susceptiveis de integrarem a prática de um crime, na forma continuada e agravada, praticado contra a sua companheira, previsto e punido pela legislação penal cabo-verdiana, tendo o tribunal aplicado como medidas de coação afastamento da casa de morada de família, proibição de contacto com a vítima e apresentação periódica às autoridades policiais.
Os processos dos dois casos continuam em investigação e permanece em segredo de justiça, segundo o comunicado.
Fonte: A Nação // Ad: Redação Tiver