INVESTIDORES DO PROJETO HIGHLANDS.3 INICIAM MISSÃO EM CV 

Até 2 de Dezembro, Cabo Verde recebe uma delegação de 22 investigadores do projeto Highlands.3, provenientes da Europa e América do Sul. A iniciativa, que se estende pelas ilhas de Santiago e Fogo, faz parte de um esforço internacional para promover o Desenvolvimento Sustentável Inclusivo nas Terras Altas através de Investigação e Inovação colectiva e orientada para o impacto.

O Highlands.3 tem como objectivo contribuir para o ISDH, fundamentando-se na capacitação, partilha de conhecimento e utilização de ferramentas locais e globais. O projecto visa impulsionar um processo de co-inovação através de sessões de investigação e inovação (R&IS) que envolvem parceiros públicos, privados e não académicos. Estas sessões procuram construir uma visão compartilhada do desenvolvimento sustentável, melhorar as competências de investigadores, gestores, utilizadores e decisores políticos, e reduzir a lacuna entre a investigação e a implementação prática.

Como avança a UNI-CV, o projeto Highlands.3, iniciado em 1 de Janeiro de 2020 e com fim previsto para 31 de Agosto de 2025, é financiado pelo programa Horizonte 2020 da União Europeia (H2020-EU.1.3.3). A coordenação está a cargo da Academia Austríaca de Ciências (OeAW), sob a liderança de Oliver Bender, Coordenador Principal, e de Fernando Ruiz Peyré, Coordenador.

A rede do Highlands.3 é composta por 41 instituições, incluindo 30 parceiros europeus, dos quais cerca de 35% são não académicos. O consórcio reúne investigadores altamente qualificados e partes interessadas locais, promovendo um ambiente diverso e inclusivo. 

A primeira fase das atividades inclui sessões de trabalho na Uni-CV e visitas a zonas emblemáticas das terras altas da ilha de Santiago, como Entre Picos de Reda, Monte Angra e o Parque Natural da Serra de Malagueta. Estas visitas têm como objectivo observar in loco as dinâmicas locais e os desafios específicos destas regiões.

Fonte: UNICV // Ad: Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *