JMJ ARRANCA HOJE EM LISBOA COM UMA DELEGAÇÃO DE QUASE MIL PEREGRINOS CV

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) arranca hoje e decorre até 06 de Agosto, em Lisboa, sob o lema “Maria levantou-se e partiu apressadamente”. Cabo Verde participa com cerca de mil peregrinos.

Com participação do Papa Francisco, a partir desta quarta-feira, 02, até o dia 06, a JMJ trouxe de Cabo Verde jovens, padres, irmãs, estudantes, Congregação do Espírito Santo, Diocese do Mindelo e de Diocese de Santiago e Congregação Salesiana, assim como o bispo da Diocese do Mindelo, Dom Ildo Fortes.

O espaço de acolhimento da delegação de Cabo Verde é na Paróquia de Entroncamento, em Santarém e a partir de hoje e durante os dias da JMJ viajam todos os dias para Lisboa para participar nas actividades programadas com o Papa Francisco.

Durante a JMJ Lisboa 2023 estarão 151 países representados e serão realizadas várias actividades, como vigílias de oração, festivais da juventude e missas diárias, estando o ponto alto reservado para o dia 06, com a missa presidida pelo Papa Francisco.

Conforme a organização, a Jornada Mundial da Juventude junta em Lisboa entre um milhão e 1,5 milhões de pessoas, sendo que as principais iniciativas do evento decorrem no Parque Eduardo VII, na zona de Belém e no Parque Tejo (a norte do Parque das Nações e em terrenos dos concelhos de Lisboa e Loures).

Além das principais cerimónias com o Papa Francisco, como a Via-Sacra (04), Vigila (05), Missa final (06), estão previstos dezenas de eventos como concertos, conferências, feira vocacional, reflexões, em múltiplos espaços da capital portuguesa.

Em termos de segurança, a organização avançou que durante a jornada, estão destacados 16 mil elementos das forças de segurança, protecção civil e emergência médica, assim como está prevista a colaboração das Forças Armadas e das polícias espanhola, europeia (Europol) e internacional (Interpol).

A JMJ foi instituída pelo Papa João Paulo II, em 1985, e, desde então, tem-se evidenciado como um momento de encontro e partilha para milhões de pessoas por todo o mundo.

Fonte: Inforpress // Ad: Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *