JMJ: NÚMERO DE CABO-VERDIANOS DESAPARECIDOS SOBE PARA 168

O número de Cabo-verdianos desaparecidos em Portugal continua a subir. A inspetora coordenadora superior do Gabinete Técnico de Fronteiras de Portugal revelou hoje, em Lisboa, que são 168 cabo-verdianos e 27 angolanos que não compareceram no local que deveriam estar para a Jornada Mundial da Juventude.

De acordo com Cláudia Rocha que falava em conferência de imprensa, há uma primeira fase de identificação das pessoas e a segunda fase de avaliação, e que face às informações que as autoridades têm e vão também recolhendo no terreno, já foram accionados os Serviços de Informação e as outras forças de serviços de segurança que estão a actuar, no sentido de saber quais são os passos para localizar os jovens.

De acordo com a inspectora, o que as autoridades sabem neste momento é que “eles não compareceram nos locais onde deveriam estar para as actividades”, mas que isso não significa que os mesmos não estejam autorizados para permanecerem no território, porque as pessoas têm um período de permanência autorizada concedida através do visto.

A inspectora coordenadora superior do Gabinete Técnico de Fronteiras de Portugal revelou, ainda, que do grupo dos peregrinos cabo-verdianos ausentes, o mais novo tem 19 anos, uma informação que tem relevância, relativamente às medidas que de seguida deverão ser adoptadas no acompanhamento dos próprios, a começar pela eventual necessidade de entrar em contacto com as famílias nos países de origem.

Conforme a organização, a Jornada Mundial da Juventude junta em Lisboa entre um milhão e 1,5 milhões de pessoas, sendo que o Papa Francisco chega no dia 02 de Agosto e fica na capital portuguesa até 06 de Agosto.

A primeira edição aconteceu em 1986, em Roma, tendo depois passado pelas cidades de Buenos Aires (1987), Santiago de Compostela (1989), Czestochowa (1991), Denver (1993), Manila (1995), Paris (1997), Roma (2000), Toronto (2002), Colónia (2005), Sidney (2008), Madrid (2011), Rio de Janeiro (2013), Cracóvia (2016) e Panamá (2019).

Fonte: Inforpress // Ad: Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *