A Ucrânia foi fustigada com dezenas de ataques russos durante o fim de semana. Os drones tiveram como alvo sobretudo a cidade de Kiev, na data de aniversário da sua fundação.
O ataque russo com drones de fabrico iraniano, que atingiu sobretudo a região de Kiev na noite de sábado para domingo, fez pelo menos dois mortos e três feridos.
Um dos edifícios mais atingidos era a sede da Sociedade Ucraniana de Cegos e era frequentado, sobretudo, por pessoas cegas em busca de apoio, segundo testemunhas locais.
O presidente ucraniano diz que este é o maior ataque deste tipo alguma vez lançado pela Rússia e confirmou que a maior parte dos drones foi abatida pelas defesas ucranianas.
“Hoje, o nosso país sofreu um dos maiores ataques russos de “Shaheds” – 54 drones de uma só vez. Quase todos eles foram abatidos… Quase!… Infelizmente, houve ataques na região de Zhytomyr. Faremos tudo para ajudar a recuperar o que foi danificado”, afirmou, tendo classificado o ataque como “terrorista”. Este domingo celebrou-se o dia da cidade de Kiev, um dia que antes da guerra era marcado por concertos e festejos. Segundo as autoridades, a escolha do dia para estes ataques não foi um mero acaso.
Segundo Serhii Popko, um alto funcionário militar de Kiev, o ataque durou mais de cinco horas, tendo a defesa aérea abatido mais de 40 drones.
A Ucrânia disse que a noite de sábado também foi marcada por uma chuva de drones. Dos 59 drones lançados, 58 foram abatidos por sistemas de defesa aérea, de acordo com o Estado-Maior das Forças Armadas.
Fonte: Euronews