LIBRÃO DOS ENGENHOS COMEMORA DIA DA CRIANÇA AFRICANA

A Câmara Municipal de Santa Catarina, comemora o Dia Internacional da Criança Africana, que se assinala a 16 de junho, na Escola Básica de Librão dos Engenhos. A atividade visa proporcionar um dia diferente às crianças de Librão e João Bernardo.

Organizada em parceria com a ADILE, a comemoração do Dia da Criança Africana conta com atividades de lazer com o Palhaço XclumBumBa, pintura facial, dança, atuação de talentos mirim e um almoço de confraternização.

Comemorado 15 dias após o Dia Mundial da Criança, o Dia Internacional da Criança Africana chama a atenção para a realidade de milhares de crianças africanas que todos os dias são vítimas de violência, exploração e abuso.

Trata-se de uma data com história, já que foi a 16 de junho de 1976 que se registou o massacre do Soweto, em Joanesburgo, África do Sul.

Nesse dia, milhares de estudantes saíram à rua em protesto contra a fraca qualidade do ensino e contra o ensino da língua afrikaans, e não da sua língua materna.

A manifestação, que se queria pacífica, acabou por ser alvo de violenta repressão policial e resultou em semanas de motins, com centenas de mortos, sobretudo crianças e adolescentes.

É, precisamente, em memória das crianças africanas assassinadas a 16 de junho de 1976, e em prol das crianças africanas do presente e do futuro, que se instituiu, em 1991, o Dia Internacional da Criança Africana

Fonte: CMSC // Redação Tiver

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.