Em entrevista realizada, hoje 29 de janeiro, na sede do SIACSA na cidade da Praia, o Presidente da referida instituiçao, Gilberto Lima, discutiu sobre as dividas historial do Ministério da Saúde para com os enfermeiros contratados. Lima expressou o seu descontentamento perante a situaçao, sublinhando que alguns grupos dos enfermeiros já receberam os pagamentos devidos e outros continuam a aguardar .
Segundo a mesma , a manifestaçao dos enfermeiros que estava marcada para esta quarta feira,foi cancelado e aponta as dúvidas, como a manipulaçao por parte do Ministério da Saúde.
“Houve alguma manipulação por parte do Ministério da Saúde sobre a não realização desta manifestação, dizendo que vão pagar. Os trabalhadores acreditam e, quando vão ver, só receberam o pagamento de um mês” – Gilberto Lima.
O mesmo apelou ainda a uma maior solidariedade por parte dos enfermeiros que ja receberam a metade do salário, incentivando-os a participar na manifestação em apoio aos colegas que ainda aguardam o pagamento integral.
Por fim, afirmou que irão reverter a situação e dar a volta por cima, mesmo que para isso seja necessário fazer a greve por mais dois dias.
De realçar que a manifestação tinha como objectivo reivindicar o não cumprimento do memorando de entendimento assinado entre os enfermeiros e as autoridades de Saúde, nomeadamente, o pagamento das velas, em atraso, relativas aos meses de Julho, Agosto e Setembro de 2022.
Redação Tiver