MENSAGEM DO PR PARA O DIA DA MULHER CABO-VERDIANA

No Dia da Mulher Cabo-verdiana, o Presidente da República, José Maria Neves, enviou uma mensagem de felicitação a todas as mulheres de Cabo Verde. Na linha do que tem defendido desde sempre, o Chefe de Estado destacou a importância dessa parcela da sociedade, que, com sua determinação e resiliência, desempenha um papel crucial no desenvolvimento das comunidades e do país no seu todo. O Presidente Neves enfatizou ainda a necessidade urgente de equidade entre homens e mulheres, que são iguais em dignidade e direitos.

“Sou uma testemunha da força da mulher cabo-verdiana”, afirma Neves na sua missiva. Acrescentou ainda que em todas as ilhas identificamos mulheres poderosas, que têm ajudado as suas comunidades e o país a crescer todos os dias. De acordo com o PR, avançamos muito, nos últimos anos, nos domínios da igualdade e equidade de género, mas

os desafios são, ainda, enormes e o que o país tem muito caminho pela frente nos domínios da educação, saúde, emprego e segurança social.

Avançou que só com mais crescimento económico e mais investimentos sociais poderemos combater globalmente a pobreza extrema, as desigualdades e a violência. Realçou que a ambição é a de construir um país moderno, próspero, justo e inclusivo, com iguais oportunidades e rendimentos para homens e mulheres.

“Nessa luta de todos os dias, temos de ter consciência de que as mulheres são ainda as mais discriminadas, devendo as políticas públicas considerar o esforço necessário para que elas ganhem mais poder e força em todos os espaços políticos, económicos e sociais”, lê-se na carta endereçada as mulheres cabo-verdianas.

A maternidade e a paternidade irresponsáveis, a violência sexual contra menores e a violência com base no género, segundo JMN, são nódoas que envergonham sobremaneira a sociedade cabo-verdiana. De lembrar que nos últimos dias, os fenómenos de feminicídio têm chocado o país.

Para finalizar, Neves afirmou que a luta é para que todos os dias sejam dias de os homens e as mulheres caminharem juntos nas desafiantes jornadas que estão à nossa frente.

Tempos futuros em que já não precisaremos de um dia para as mulheres, porque o ano todo será de todos, homens e mulheres, iguais e irmanados, na busca da felicidade.

Fonte: EA/PR  // ad: redação tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *