MERCADO DE PEIXE CONSIDERADO INVESTIMENTO PERDIDO PELOS MUNÍCIPES

O mercado de peixe da cidade do Porto Novo, em Santo Antão, que custou 21 mil contos, continua de portas fechadas dois anos após a inauguração e é já dado pelos porto-novenses como um investimento perdido. O mercado de peixe, reivindicado insistentemente ao longos dos anos pelos operadores de pesca, designadamente pelas peixeiras, foi inaugurado em Setembro de 2022.

O mercado de peixe, reivindicado insistentemente ao longos dos anos pelos operadores de pesca, designadamente pelas peixeiras, foi inaugurado em Setembro de 2022 e, passados 19 meses, o espaço continua de portas fechadas, já que as vendedeiras do pescado têm recusado ocupá-lo apesar dos apelos das autoridades.

A Inforpress abordou alguns munícipes sobre a situação do mercado e todos consideram que se está perante “um investimento perdido”, uma vez que não acreditam que as peixeiras vão ocupar espaço, a menos que sejam obrigadas pelas autoridades municipais.

“É evidente que o mercado de peixe, considerada pela câmara municipal como uma das maiores infra-estruturas económicas deste município, é um investimento perdido. Dois anos depois da sua inauguração, continua às moscas, porque as peixeiras não querem saber do mercado”, avançou um dos munícipes.

Algumas alegando má localização desta infra-estrutura que representou um investimento de 21 mil contos co-financiado pela cooperação luxemburguesa e pelo Ministério do Mar e outras apontam a necessidade do mercado ser melhor sinalizado para levar os consumidores a frequentar o espaço.

Um argumento que a Câmara Municipal do Porto Novo considerou incompreensível, segundo o vereador que responde pelo desenvolvimento económico, Valter Silva, que lembrou, recentemente, que o mercado de peixe é uma infra-estrutura reivindicada pelas próprias peixeiras.

Segundo a edilidade, trata-se de mercado moderno, bem equipado e que dá toda dignidade às peixeiras que, mesmo assim, preferem continuar a exercer a sua atividade nas ruas.

Fonte: Inforpress // Ad: Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *