O ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social defendeu que o Plano Estratégico do Centro da CEDEAO para o Desenvolvimento do Género permitirá “passos decisivos” para “maior e melhor” igualdade de género na região. Fernando Elísio Freire fez esta afirmação ao fazer um balanço da reunião dos CCDG.
Fernando Elísio Freire fez esta afirmação ao fazer um balanço da reunião dos ministros e peritos responsáveis das questões do género dos Estados-membros da CEDEAO para a validação do plano estratégico 2023-2027, do CCDG, que aconteceu na quinta-feira, 30, em Acra (Gana).
O governante apontou que foi “extremamente importante” Cabo Verde vincar mais uma vez que a igualdade de género é uma questão de direitos humanos.
Cabo Verde, continuou, vincou também que há que respeitar a liberdade individual de cada cidadão, principalmente na questão da VBG.
O governante disse ainda que Cabo Verde está a reforçar a sua presença na Região e que, na prática, há um alinhamento de políticas.
Isso é “muito importante” para Cabo Verde, vincou, porque permitirá ao arquipélago ter “uma voz” junto mesmo aos principais parceiros.
“A reunião decorreu extremamente bem. Todos os pontos que Cabo Verde tinha na agenda foram introduzidos e por isso estou bastante satisfeito em nome do Governo de Cabo Verde. O maior ganho é que agora temos uma voz única sobre a questão da Igualdade de género”, assegurou.
Por outro lado, Fernando Elísio Freire adiantou que o Plano Estratégico permite também que haja uma maior atenção às especificidades de Cabo Verde, por ser um país arquipelágico e que em determinados aspetos da Legislação está muito avançado em relação aos outros países membros da CEDEAO.
Fonte: Inforpress // Ad: Redação Tiver