O Ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, acompanhado pela Presidente do ICIEG, Marisa Carvalho, estão presente na 68ª Sessão da Comissão do Estatuto da Mulher (CSW), que está a ocorrer em Nova Iorque, de 11 a 13 de março. Fernando Elísio Freire participa não apenas do debate geral, mas também vai presidir e participar em mesas redondas ministeriais.
Cabo Verde foi eleito em 2021 para integrar a Comissão sobre o Estatuto das Mulheres para o período 2022-26. Em 2022 assumiu o seu papel de membro da referida comissão para o período e este ano, 2024, o arquipélago cabo-verdiano assume pela primeira vez uma posição de destaque ao integrar a mesa da Comissão como vice-presidente, juntamente com a Argentina, a Letónia e os Países Baixos, sob a presidência das Filipinas.
Segundo uma nota do governo, o tema central da CSW68 é “Acelerar a concretização da igualdade de género e o empoderamento de todas as mulheres e raparigas, combatendo a pobreza, promovendo e reforçando as instituições e o financiamento com uma perspetiva de género”.
O Ministro Fernando Elísio Freire participa não apenas do debate geral, mas também vai presidir e participar em mesas redondas ministeriais, reafirmando o compromisso político em relação à igualdade de género, o empoderamento de mulheres e meninas, com foco na redução da pobreza e desenvolvimento do capital humano, bem como os seus direitos humanos, garantindo o engajamento ao mais alto nível e a visibilidade das deliberações da Comissão.
A CSW desempenha um papel crucial na promoção dos direitos das mulheres, documentando as suas realidades ao redor do mundo e moldando padrões globais em igualdade de género e empoderamento feminino.
Fonte: Governo // Ad: Redação Tiver