MJ DESTACA PAPEL ESSENCIAL QUE OS AGENTES PRISIONAIS TÊM NA SOCIEDADE

A ministra da Justiça destacou que os agentes de segurança prisionais desempenham um papel “essencial” na reabilitação de reclusos. Segundo Joana Rosa, o trabalho desenvolvido nas cadeias tem gerado um impacto positivo na sociedade cabo-verdiana.

A governante, que falava esta tarde na cerimónia de imposição de patentes aos 57 agentes de segurança prisional promovidos e dia dos agentes prisionais, sublinhou que a data serve para celebrar o compromisso, a dedicação e a coragem dos homens e mulheres que desempenham um papel fundamental no sistema de justiça.

Além da segurança, realçou que cada um tem tido um papel essencial na reabilitação dos reclusos, ou seja, são agentes de mudança e têm ajudado a moldar futuros melhores para aqueles que, por circunstâncias da vida, foram obrigados e encaminhados aos sistemas prisionais.

Na ocasião, reconheceu também os desafios que enfrentam diariamente, afirmando que o ambiente prisional pode ser um local de tensão e conflito, exigindo de cada agente, não apenas habilidades profissionais, mas também um equilíbrio emocional e uma forte ética de trabalho.

Neste sentido, é fundamental que o Governo continue a fornecer o suporte necessário, incluindo formação contínua, condições de trabalho adequadas e apoio psicológico para que possam realizar as suas funções e tarefas de forma eficaz e segura.

Prometeu intensificar os esforços para garantir que as condições nas unidades prisionais sejam dignas e seguras, tanto para os agentes de segurança prisional quanto para os reclusos e todos quantos trabalham nos estabelecimentos prisionais.

Por seu turno, Eunice Garcia, agente prisional do nível III promovida para o cargo de subchefe, manifestou a sua “gratidão” e “satisfação” em nome do grupo uma vez que é a concretização de um direito há muito esperado.

Fonte: Inforpress // Ad: Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *