MJ: UM QUARTO DOS RECLUSOS NACIONAIS SÃO REINCIDENTES

Um quarto dos reclusos em Cabo Verde é reincidente. Para a Ministra da Justiça Joana Rosa, que expressava num evento com empresários para a divulgação do programa de Reinserção Social esta situação constituiu um desafio para as autiridades do país.

Joana Rosa, referiu a cadeia tem entre 23% a 25% de taxa de reincidência”, assinalando uma redução desde 2018 – altura em que um estudo apontava para 33% -, mas ressalvando que a situação “ainda é um desafio”.

Segundo a ministra da Justiça, 74,4% da população reclusa no país é jovem, cerca de 60% já consumiu drogas e 40% foram condenados por crimes contra o património.

A primeira mesa redonda de reinserção laboral de reclusos teve como objectivo sensibilizar empresários, para que possam colaborar, disponibilizando-se a receber reclusos para estágios ou após o cumprimento de pena.

A governante avançou que o Ministério vai apostar na vigilância electrónica, em 2024, para promover a aplicação de penas alternativas.

De acordo com os últimos números oficiais, Cabo Verde tem cerca de 2.100 reclusos – mais um terço que em 2018, ano do último recenseamento prisional, distribuídos por cinco estabelecimentos prisionais regionais e dois centrais.

Os números oficiais de reincidência têm sido alvo de debate.

O académico e auditor de segurança interna José Rebelo, com carreira nas unidades especiais da polícia cabo-verdiana, referiu em entrevista à Lusa, em Agosto, que “estudos realizados directamente nas unidades de reclusão indicam que pelo menos 64% dos presos já estiveram no sistema penitenciário duas ou mais vezes”.

Fonte: EI // Ad: Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *