Moçambique reativou os centros de acolhimento face à ameaça de uma tempestade tropical, que deverá atingir o centro do país na sexta-feira de manhã.
O Instituto Nacional de Gestão de Desastres, anunciou a reativação de 15 centros de acomodação para vítimas de tempestades no centro de Moçambique, devido à aproximação de uma tempestade tropical.
“Estamos hoje no campo para verificar as condições que a província oferece nos locais já identificados”, referiu Luísa Meque, presidente do INGD, na cidade da Beira, confirmando que há espaços prontos a receber quem necessite de abrigo.
Haverá água, serviços de saúde, primeiros-socorros, energia e outros bens e serviços essenciais, referiu.
Luísa Meque lançou um apelo à população “para se retirar das zonas de risco”, nomeadamente, regiões ribeirinhas ou expostas a ventos fortes.
O centro meteorológico da ilha francesa de Reunião indicou hoje que uma forte tempestade tropical deverá atingir o centro de Moçambique na sexta-feira.
O ciclone intenso Freddy está ativo no oceano Índico, deve atingir Madagáscar na terça-feira, perdendo força, prosseguindo depois para o canal de Moçambique.
Está previsto que chegue à costa moçambicana o na categoria de tempestade tropical na sexta-feira de manhã.
Os serviços alertam a população para seguir os avisos dos próximos dias com atenção, porque a força da intempérie e a zona que será afetada ainda são incertas, mas prevê-se chuva intensa, vento forte e muita agitação marítima.
Fonte: DW