MORADORES “ANSIOSOS” PELO ARRANQUE DO PROJECTO “ALDEIA TURÍSTICA”

Os moradores da localidade de Pedro Vaz, da ilha do Maio, afirmaram hoje, que a população local está aguardando com grande expectativa o arranque do projeto “Aldeia Turística”, que está previsto para aquele povoado. Salientaram ainda que, caso esse projeto fosse implementado, poderia gerar novas oportunidades de emprego para a população que há muito tempo está desempregada e sem perspetivas de renda.

Os moradores de Pedro Vaz, que enfrentam o problema do desemprego e migração dos jovens para outros pontos do País, consideram que a situação vivida naquele povoado é muito preocupante, uma vez que não existe nenhum posto de trabalho, principalmente para os jovens que, por isso, deixam a aldeia e mesmo a ilha, à procura de melhores condições de vida.

Faustino Andrade Monteiro expressou a sua preocupação em relação à falta de emprego e à migração dos jovens para outros pontos do País, por causa da falta de opções, adiantando que desde outubro se tem vindo a divulgar de que se vai arrancar o projeto “Aldeia Turística”.

Conforme avançou aquele morador, neste momento existem apenas cinco alunos a frequentarem o ensino básico obrigatório, em Pedro Vaz, o que demonstra que as pessoas estão a deixar aquele povoado, que possui forte potencial no sector da agricultura, pecuária e pesca, mas que não está sendo potencializado.

Ângelo da Graça Alves disse, por outro lado, que naquele povoado existe um furo com uma quantidade significativa de água e equipado com painel solar, mas o mesmo não está sendo posto ao serviço dos moradores, situação que diz não entender, visto que as pessoas estão interessadas em praticar a agricultura nos seus terrenos e com isso podem criar posto de trabalho para as demais.

Para Carlos Duarte, que também reside na localidade de Pedro Vaz, a situação de desemprego é mesmo preocupante, porque os jovens estão sem puder tirar um dia de trabalho e acabam por refugiar muitas vezes no álcool, o que pode tornar-se um problema social.

Aquele morador defendeu por seu lado que as pessoas estão todas “ansiosas” pelo arranque do referido projeto, que poderá trazer alguma dinâmica à localidade de Pedro Vaz, uma vez que isso já foi anunciado há muitos meses, mas que ainda não saiu do papel.

Fonte: Inforpress // Ad: Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *