O aumento do número de casos de dengue foi colocado como “prioridade absoluta” pelas autoridades em São Filipe, no Fogo. Num encontro do dia 30 de setembro entre as autoridades municipais e sanitárias com diversos parceiros estratégicos, estabeleceu-se como meta intensificar esforços para “zerar os casos” nos próximos dois meses.
Na reunião foi traçado um plano de acção com o objectivo de unir forças e mobilizar recursos para conter a proliferação do mosquito transmissor da doença.
A mobilização tem como base as experiências bem-sucedidas no combate à covid-19, e o presidente da câmara de São Filipe, Nuías Silva, mostrou-se convencido de que é possível vencer a luta e, em conjunto com os parceiros, encontrar recursos suficientes para lidar com esse problema que afecta a todos.
Segundo Nuías Silva, durante o encontro “ficou claro” que há um compromisso por parte dos parceiros em sensibilizar as respectivas administrações para a necessidade de apoiar essa luta e lembrou que foram estabelecido objectivos concretos para atingir a meta.
Entre as medidas prioritárias, o edil destacou a mobilização de equipa de limpeza cobrindo todo o território municipal e a ideia, explicou, é ter um reforço de pelo menos 30 agentes permanentes para este sector.
Outra medida passa pela produção de aproximadamente mil redes de protecção dos depósitos de água que as pessoas possam utilizar em suas casas, para evitar a proliferação do mosquito.
A realização de uma campanha de conscientização da população, em parceria com a Delegacia de Saúde de São Filipe,e instituições nacionais responsáveis pela comunicação em matéria de Saúde, concurso de bairro mais limpo com atribuição de prémios por altura de Natal e angariação de recursos para a implementação de acções no terreno, são outras acções.
Um dos aspectos que saiu da reunião foi a necessidade de envolvimento das instituições na limpeza das suas áreas envolventes, além dos esforços da câmara em continuar com a limpeza urbana e a delegacia de Saúde com as acções de combate antivetorial.
Fonte: Inforpress // Ad: Redação Tiver